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Duane Gryder testemunha a graça de Deus após ele e centenas de outros motociclistas enfrentarem uma forte tempestade.
Duane Gryder, capelão de motocicletas da AG US Missions, organização ligada a Assembleia de Deus dos Estados Unidos, participou recentemente da Run For the Wall® (RFTW) de 2024, um evento anual que homenageia veteranos e suas famílias e amigos com uma viagem cross-country de 10 ou 11 dias de Ontário, Califórnia, até o Vietnam Veterans Memorial Wall em Washington, DC.
Gryder foi um dos sete capelães — seis deles ministros da AG e quatro missionários da AG US para motociclistas — acompanhando os motociclistas na Central Route, uma das quatro rotas oferecidas pelos organizadores da RFTW.
De acordo com AG News, no quinto dia da jornada de 3.000 milhas, em 19 de maio, Gryder e cerca de 250 motociclistas na Central Route enfrentaram uma tempestade inesperadamente violenta enquanto atravessavam as planícies do centro do Kansas na I-70. Ventos fortes, chuva torrencial e granizo do tamanho de bolas de golfe — algumas ainda maiores — atingiram os motociclistas.
“A ferocidade da tempestade pode ter poupado os motociclistas de ferimentos graves ou até mesmo da perda de vidas!”, disse Gryder.
Gryder, capelão da AG com Missões dos EUA desde 2005, explica que o RFTW se originou em 1989 como um esforço de um casal de veteranos do Vietnã que viajaram pelo coração da América em motocicletas, falando com rádios, televisões e jornais locais sobre o fato de que havia milhares de homens e mulheres ainda desaparecidos de todas as guerras. “Nosso lema é: ‘Nós pedalamos por aqueles que não podem’”, diz Gryder.
Além de um simples passeio, Gryder, que participa do RFTW desde 2009, conta que as pessoas se alinham em viadutos, acenando bandeiras e aplaudindo os motociclistas que passam por baixo. Os motociclistas também fazem “desvios” das rodovias interestaduais para pedalar por comunidades, onde são calorosamente recebidos e, às vezes, participam de cerimônias memoriais.
“Uma parte importante do passeio para os capelães é o nosso ministério de presença”, diz Gryder. “Há pessoas participando deste passeio que nunca foram capazes de lidar com as coisas pelas quais passaram, sofrendo com TEPT. Ter um capelão prontamente disponível para confiar é realmente importante — evitamos vários suicídios naquela corrida.”
Em cada parada, a previsão do tempo imediata é verificada de perto. “Se houver previsão de chuva, colocamos nossas capas de chuva antes de sair”, diz Gryder. “Não podemos realmente parar um grupo tão grande na beira da estrada logo quando começa a chover — isso seria impraticável e realmente perigoso.”
A rota para 19 de maio foi de Limon, Colorado, para Junction City, Kansas. “É bem desolado naquele trecho da I-70, então não há muitos lugares para se refugiar se o tempo ficar ruim”, explica Gryder. “Mas verificamos o tempo em cada parada. Na última parada, parecia que seríamos atingidos por alguma chuva — meu aplicativo disse chuva moderada. Não foi nada disso!”
A I-70 pelo oeste e centro do Kansas é famosa por ventos fortes e retos, mesmo sem tempestade. Tempestades de poeira às vezes reduzem a visibilidade a quase zero e até fazem com que partes da rodovia sejam fechadas.
Os motociclistas colocaram suas capas de chuva na parada anterior. No entanto, quando a tempestade atingiu, ela rapidamente se transformou de chuvas moderadas para algo muito mais intenso. “Ela se formou em uma supercélula bem rápido”, diz Gryder. “O vento estava soprando tão forte e mudando de direção que levaria uma bicicleta que pesa mais de 1.000 libras (contando o motociclista e sua bagagem) de uma borda da estrada para a outra repetidamente. Alguns foram jogados para fora da estrada ou derrubados e tivemos que levantá-los para continuar.”
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Duane Gryder testemunha a graça de Deus após ele e centenas de outros motociclistas enfrentarem uma forte tempestade.
Duane Gryder, capelão de motocicletas da AG US Missions, organização ligada a Assembleia de Deus dos Estados Unidos, participou recentemente da Run For the Wall® (RFTW) de 2024, um evento anual que homenageia veteranos e suas famílias e amigos com uma viagem cross-country de 10 ou 11 dias de Ontário, Califórnia, até o Vietnam Veterans Memorial Wall em Washington, DC.
Gryder foi um dos sete capelães — seis deles ministros da AG e quatro missionários da AG US para motociclistas — acompanhando os motociclistas na Central Route, uma das quatro rotas oferecidas pelos organizadores da RFTW.
De acordo com AG News, no quinto dia da jornada de 3.000 milhas, em 19 de maio, Gryder e cerca de 250 motociclistas na Central Route enfrentaram uma tempestade inesperadamente violenta enquanto atravessavam as planícies do centro do Kansas na I-70. Ventos fortes, chuva torrencial e granizo do tamanho de bolas de golfe — algumas ainda maiores — atingiram os motociclistas.
“A ferocidade da tempestade pode ter poupado os motociclistas de ferimentos graves ou até mesmo da perda de vidas!”, disse Gryder.
Gryder, capelão da AG com Missões dos EUA desde 2005, explica que o RFTW se originou em 1989 como um esforço de um casal de veteranos do Vietnã que viajaram pelo coração da América em motocicletas, falando com rádios, televisões e jornais locais sobre o fato de que havia milhares de homens e mulheres ainda desaparecidos de todas as guerras. “Nosso lema é: ‘Nós pedalamos por aqueles que não podem’”, diz Gryder.
Além de um simples passeio, Gryder, que participa do RFTW desde 2009, conta que as pessoas se alinham em viadutos, acenando bandeiras e aplaudindo os motociclistas que passam por baixo. Os motociclistas também fazem “desvios” das rodovias interestaduais para pedalar por comunidades, onde são calorosamente recebidos e, às vezes, participam de cerimônias memoriais.
“Uma parte importante do passeio para os capelães é o nosso ministério de presença”, diz Gryder. “Há pessoas participando deste passeio que nunca foram capazes de lidar com as coisas pelas quais passaram, sofrendo com TEPT. Ter um capelão prontamente disponível para confiar é realmente importante — evitamos vários suicídios naquela corrida.”
Em cada parada, a previsão do tempo imediata é verificada de perto. “Se houver previsão de chuva, colocamos nossas capas de chuva antes de sair”, diz Gryder. “Não podemos realmente parar um grupo tão grande na beira da estrada logo quando começa a chover — isso seria impraticável e realmente perigoso.”
A rota para 19 de maio foi de Limon, Colorado, para Junction City, Kansas. “É bem desolado naquele trecho da I-70, então não há muitos lugares para se refugiar se o tempo ficar ruim”, explica Gryder. “Mas verificamos o tempo em cada parada. Na última parada, parecia que seríamos atingidos por alguma chuva — meu aplicativo disse chuva moderada. Não foi nada disso!”
A I-70 pelo oeste e centro do Kansas é famosa por ventos fortes e retos, mesmo sem tempestade. Tempestades de poeira às vezes reduzem a visibilidade a quase zero e até fazem com que partes da rodovia sejam fechadas.
Os motociclistas colocaram suas capas de chuva na parada anterior. No entanto, quando a tempestade atingiu, ela rapidamente se transformou de chuvas moderadas para algo muito mais intenso. “Ela se formou em uma supercélula bem rápido”, diz Gryder. “O vento estava soprando tão forte e mudando de direção que levaria uma bicicleta que pesa mais de 1.000 libras (contando o motociclista e sua bagagem) de uma borda da estrada para a outra repetidamente. Alguns foram jogados para fora da estrada ou derrubados e tivemos que levantá-los para continuar.”
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